Doutor Multas auxiliou 3000 pessoas em 2023, e, desde sua fundação, 80 mil motoristas foram beneficiados com seus serviços
No primeiro semestre de 2023, as infrações de trânsito mais cometidas pelos brasileiros foram referentes a excesso de velocidade, avançar sinal vermelho e deixar de utilizar o cinto de segurança, segundo dados do Doutor Multas, empresa especializada em recursos contra multas. O levantamento mostra ainda que em Minas Gerais, por exemplo, somente em 2022 foram mais de 6000 processos de suspensão instaurados na Jari de MG. Em paralelo, no mesmo período, o Doutor Multas conseguiu reverter 77% das infrações de seus clientes e recuperar a CNH de 47%. Os dados foram levantados com base nos 114 mil motoristas que procuraram o Doutor Multas para recorrer às notificações de infração de trânsito emitidas entre 1º janeiro e 30 de junho de 2023, seguindo o estudo de Suspensão interno da empresa.
No Brasil, mais de 182000 pessoas cometem algum tipo de infração por dia, segundo os dados do Doutor Multas, mas nem todos sabem como ou quando é possível recorrer. Para auxiliar e analisar esses processos, a startup criou um sistema que classifica as possibilidades de reduzir o valor ou até anular as multas. Desde sua fundação, em 2008, o Doutor Multas já auxiliou mais de 80 mil motoristas. Para os próximos anos, a startup que já opera em São Paulo, quer expandir para outras cidades, como Belo Horizonte, Campinas, Guarulhos, Rio de Janeiro e Curitiba.
O serviço do Doutor Multa analisa as possibilidades de ganhar o recurso e informar as chances de sucesso, considerando diversos fatores, como as leis de trânsito aplicáveis, o contexto da infração, as evidências apresentadas e quaisquer irregularidades procedimentais que possam existir. “Com o nosso sistema, temos a visualização que 93% dos brasileiros não recorrem às multas no Estado de Minas Gerais, por exemplo, ocasionando a perda da CNH. Queremos mudar essa realidade, por haver diversos meios de analisar as infrações e ganhar os processos. É nisso que acreditamos e estamos fazendo a diferença no trânsito do Brasil”, comenta Gustavo Fonseca, cofundador e CEO da empresa.
A ideia do Doutor Multas surgiu em 2008, quando Gustavo Fonseca, formado em direito na Universidade Federal de Pelotas, se juntou com seu sócio, Rodrigo Gonzalez, também formado em direito pela Universidade Federal de Pelotas para fazer a diferença na vida das pessoas. Insatisfeitos com o sistema atual de trânsito, decidiram fundar a empresa para evitar que motoristas em todo o País perdessem dinheiro com infrações injustas. “Estudamos durante dez anos sobre leis e infrações, analisamos e pesquisamos sobre diversos casos em aberto e, então, criamos o Doutor Multas, com um time especializado no segmento”, explica Gonzalez, cofundador e CEO do Doutor Multas.
Hoje o Doutor Multas tem um time de 50 pessoas especializadas em Direito de Trânsito, auxiliando os clientes com os mais diversos tipos de recursos, incluindo para infrações da lei seca, suspensão/cassação da carteira, CNH provisória e até solução para empresas que disponibilizam veículos para colaboradores.
Multas mais emitidas no Brasil no 1º semestre, considerando até maio de 2023:
- Transitar em velocidade superior à máxima permitida em até 20%: 12.280.982
- Transitar em velocidade superior à máxima permitida em mais de 20% até 50%: 2.048.670
- Avançar o sinal vermelho do semáforo: 1.691.593
- Deixar o condutor de usar o cinto de segurança e permitir que o passageiro faça o mesmo: 1.086.112
- Estacionar em desacordo com as regulamentações específicas indicadas pela sinalização, como estacionamento rotativo, pontos ou vagas de táxi, vagas de carga/descarga, vagas para portadores de necessidades especiais, vagas para idosos e vagas de curta duração: 1.023.055
Sobre o Doutor Multas
Estabelecido no ano de 2008, o Doutor Multas representa uma organização especializada em proporcionar assistência aos condutores que se veem confrontados com multas decorrentes de infrações de trânsito. Com uma equipe altamente especializada em Direito de Trânsito, o Doutor Multas já auxiliou mais de 80 mil pessoas a contestarem suas infrações, consolidando-se como a principal plataforma de serviços relacionados ao assunto de trânsito, infração e multas. Para saber mais: https://doutormultas.com.br/
Faça um comentário