Motos automáticas podem ser raras, mas graças à diversas marcas, elas agora são mais comuns do que você imagina. Aqui estão as nossas melhores escolhas atuais… Conheça as melhores motos automaticas.
Existem vários tipos de motos automáticas no mercado, com uma gama de diferenças para cada modelo, bem como diferentes motores, tanques e diferentes capacidades. Nesse caso não falaremos apenas das motos ADV ou scooters como são conhecidas.
Abrir mão do controle da embreagem e das marchas é algo que a maioria de nós não gosta, mas isso significa muito para iniciantes! Então vamos conhecer algumas das opções do mercado que não utilizam embreagem, temporária ou totalmente.
Principais motos automaticas e suas fichas técnicas
Honda NC750X DCT ABS
A Honda NC é uma ótima moto para iniciantes, graças ao design do assento reto, fácil entrega de potência e segurança e conveniência do ABS. E, se você não estiver interessado em baixar marças nas próximas curvas, relaxe, não precisa, ela faz isso automaticamente quando você desacelera.
Mesmo se você for um experiente em veículo de duas rodas, poderá pegar o jeito do NC750X em uma semana. Com um torque de 54 cv e 50 Nm e seu preço pode chegar R$ 59.668.
Ficha técnica:
- Transmissão: 6 velocidades;
- Sistema de Partida: Elétrico;
- Diâmetro x Curso: 77,0 x 80,0 mm;
- Tipo: OHC, Dois Cilindros, 4 tempos, refrigeração líquida;
- Cilindrada: 745 cc;
- Potência Máxima: 54,5 cv a 6.250 rpm;
- Torque Máximo: 6,94 kgf.m a 4.750 rpm;
- Relação de Compressão: 10,7:1;
- Sistema Alimentação: Injeção Eletrônica PGM-FI;
- Combustível: Gasolina.
Honda Elite 125
Começamos por falar desta moto que é rápida, leve e versátil, adequada para o uso diário, além de ter a componente económica como uma das suas principais vantagens face aos concorrentes.
Tem um motor monocilíndrico bacana, com potência de 9,4 cv a 7.500 rpm, câmbio automático CVT, todos pesando 104 kg.
Para quem vai usar no percurso urbano, produz mais de 40 km por litro, tem tanque de 6,4 litros, o que significa que tem capacidade para rodar mais de 300 km em uma ida ao posto de gasolina.
Esta motocicleta tem preço inicial de R$ 8.585,00.
Ficha técnica:
- Tipo: OHC, Monocilíndrico 4 tempos, arrefecido a ar.
- Cilindrada: 124, 9 cc
- Potência Máxima: 9,34 CV a 7500 rpm
- Torque Máximo: 1,05 kgf.m a 6000 rpm
- Transmissão: Tipo V – MATIC
- Sistema de Partida: Elétrica
- Diâmetro x Curso: 52,4 x 57,9 mm
- Relação de Compressão: 9.8 : 1
- Sistema Alimentação: Injeção Eletrônica PGM-FI
- Combustível: Gasolina
Harley-Davidson LiveWire
Apesar de ter motor elétrico e todos os aspectos ainda inusitados dos modelos elétricos, a LiveWire mostra a potência que as Harleys costumam ter. Seu acionamento elétrico é capaz de produzir até 74cv e sua velocidade máxima é de cerca de 150km/h limitada pelo sistema elétrico. Seu torque é de 7,18 kgf.m e a moto elétrica pode ir de 0 a 100 km/h em apenas 4 segundos. Algo como uma motocicleta movida a propulsor de médio alcance.
O LiveWire também possui Controle Eletrônico de Chassi e freios ABS com curvas e controle de tração otimizados. Os sistemas são totalmente elétricos e utilizam a mais recente unidade de medição inercial e tecnologia de sensor ABS e está entre as principais motos automáticas.
Yamaha XMAX 300
Essa é um das motos automáticas que possui design esportivo e dinâmico, com faróis duplos de LED (na verdade, a luz é Full-LED), carenagem aerodinâmica e painéis laterais em formato de bumerangue. Além disso, é equipado com suspensão dianteira tipo moto, ou seja, possui grande curso para absorver impactos.
Possui um motor monocilíndrico forte e potente de 292 cc neste segmento. Produz 27,6 HP a 7250 RPM, onde precisa de um sistema de refrigeração muito eficiente, por isso é refrigerado a líquido.
Ficha técnica:
- Cilindrada 292,0 cc
- Potência 27,6 cv / 20,6 kw
- Potência/RPM 20.6 kW às 7,250 rpm
- Diâmetro x curso 70,0 mm x 75,8 mm
- Taxa de compressão 10,9 : 1
- Motor 4 válvulas, 4 tempos, Monocilíndrico, Refrigeração líquida, EURO5, SOHC
- Alimentação Injecção de Combustível
- Ignição TCI
- Lubrificação Cárter húmido
- Sistema de arranque Eléctrico
- Binário max. 29,0 Nm às 5.750 rpm
Zero SR-F
O alcance da SR/F pode chegar a 321 quilômetros com uma única carga se você adicionar o Power Tank, que aumenta a capacidade da bateria da moto.
A suspensão do SR/F é Showa e tem pré-carga, compressão e amortecimento de retorno tanto na dianteira quanto na traseira. Os sistemas de travagem e estabilidade são propriedade da Bosch.
O painel TFT do modelo é semelhante ao da KTM 390 Duke e permite que o piloto navegue por 14 modos de pilotagem e conecte um smartphone ao SR/F. A comunicação, porém, vai além no modelo Zero: por meio do aplicativo do produto, é possível monitorar em tempo real as condições da motocicleta e estabelecer parâmetros de carregamento.
Motos automáticas estão cada vez mais tomando seu lugar no mercado e esses são apenas alguns modelos que podemos encontrar por aí.
Muito legal essa reportagem. Parabéns ir pro dez, poderia informar o preço aproximado e se estão já disponíveis para venda no Brasil. Parabéns.