Semi-caminhões, ou caminhões mais caros do mundo, também chamados de big rigs ou carretas, são responsáveis por manter a nossa economia em movimento, transportando diversos tipos de mercadorias, desde pequenos pacotes até maquinários pesados. Basicamente, eles são compostos por uma parte trator e uma parte semi-reboque.
O tipo de reboque utilizado varia de acordo com a carga que será transportada, podendo ser um tanque, um basculante, um transportador de carros, um refrigerador, entre outros. Existem diversos estilos e tamanhos de semi-caminhões e a configuração pode variar de acordo com o país em que são utilizados. O preço também varia bastante, dependendo da marca, design, motor e conforto oferecidos. Confira agora a lista dos 9 semi-caminhões mais caros do mundo.
Os 10 caminhões mais caros do mundo que existem
1. Thor 24 – $ 12.000.000
O Thor 24 é um dos caminhões mais caros do mundo, você precisa conhecê-lo! Com um preço de $12 milhões, este caminhão foi projetado pelo famoso piloto de corrida, projetista de carros personalizados e piloto acrobático de helicóptero Mike Harrah, que é o fundador e presidente da Caribou Industries na Califórnia.
Ele gastou sete anos e quase US$ 10 milhões para construir essa obra-prima, que começou como um semi-reboque Peterbilt 359 de 1984 e foi estendido para 44 pés para acomodar dois motores Detroit Diesel de 12 cilindros. Com 12 supercompressores, o Thor 24 produz uma potência total de mais de 3.400 cavalos. Incrível, não é? Ah, e se você estiver se perguntando, ele foi vendido por US$ 12 milhões no evento Worldwide Auctioneer’s Riyadh.
2. Sultan Ibrahim Ismail’s Big Rig – $ 1.000.000 +
A lista apresenta caminhões semi-convencionais disponíveis no mercado, exceto pelos dois últimos personalizados com recursos extraordinários. Entre eles, o caminhão semi-luxuoso do Sultão Ibrahim Ismail de Johar, Malásia, encomendado à Mack Truck Austrália e construído por uma equipe de 35 trabalhadores na fábrica de Brisbane. Equipado com motor inline de seis cilindros MP10 16.1, oferece até 695 cavalos de potência.
A cabine dormitório possui cama dobrável, TVs de tela plana, cozinha com tampo de pedra, geladeira, churrasqueira e sistema de vigilância com seis câmeras. Na parte traseira, o deque de sol dispõe de churrasqueira embutida, guarda-sóis e espaço para cadeiras de praia. Com as cores da bandeira de Johar – vermelho, azul e branco – o valor do caminhão nunca foi revelado, mas fontes não comprovadas afirmam que o sultão pagou mais de um milhão de dólares por ele.
3. Mercedes Benz Actros – $ 247.000
O Mercedes Benz Actros é um dos caminhões semirreboque mais caros do mercado. A marca alemã de veículos de luxo e comerciais Mercedes o introduziu em 1996 na feira Commercial Vehicle IAA em Hanover. O Actros apresenta a tecnologia Active Brake Assist 2, que responde a obstáculos estacionários.
Além disso, vários sistemas de controle dinâmico de condução e assistência ao motorista são oferecidos como equipamentos opcionais. Sabia que? Em 2018, o modelo recebeu importantes atualizações. Os novos modelos podem ser integrados com Android Auto ou Apple CarPlay, câmeras foram instaladas no lugar dos espelhos externos e o semirreboque foi habilitado para condução semiautomática.
4. Kenworth W990 – $ 245.000
Kenworth W990 é a versão atualizada do modelo mais antigo da empresa, W900. Lançado em dezembro de 2018, foi concebido para substituir o W900. No entanto, devido à má recepção por parte dos motoristas, a Kenworth continuou a produzir o W900.
Alguns dos recursos notáveis deste modelo incluem controle de cruzeiro adaptativo, detecção de objetos laterais, aviso de saída de faixa e mitigação de colisões. Além disso, a tecnologia de direção assistida por torque ajusta automaticamente o torque com base na velocidade do veículo. Sabia que a letra W no nome do modelo significa Worthington, um dos fundadores da Kenworth?
5. Volvo FH16 – $ 220.000
Volvo FH16 é o próximo caminhão Volvo em nossa lista. Lançado em 1993 como Volvo FH12 e FH16, a série foi relançada em 2012 com uma grande atualização. O FH16 está disponível em cinco configurações de cabine: Low sleeper cab, Sleeper cab, Globetrotter cab, Globetrotter XL cab e Globetrotter XXL cab.
O caminhão semi possui um motor D16 que oferece 550, 650 ou 750 hp e até 2620 lb-ft de torque.
Esse é o 5 dos caminhões mais caros do mundo
6. Mack Granite – $ 220.000
Os caminhões Mack são alguns dos mais populares do mercado. O Mack Granite é principalmente projetado como um caminhão reto, mas também está disponível como um caminhão articulado. Os modelos mais recentes apresentam a tecnologia de assistência de direção Mack Command Steer.
A empresa afirma que essa tecnologia reduz o esforço do motorista em até 85% e a tensão do motorista em até 30%. Ele também ajuda os motoristas a manter um caminho reto ao dirigir em terrenos acidentados.
7. International LoneStar – $ 165.000
O International LoneStar, produzido pela Navistar International, é um caminhão para uso em rodovias, sendo o maior modelo fabricado pela empresa. Além disso, pode ser personalizado para outras aplicações, como transporte pesado ou uso em caminhão basculante. Anteriormente, o caminhão era montado em Chatham, Ontário, mas após o fechamento da fábrica, a montagem foi transferida para as instalações da Navistar em Springfield, Ohio, e Escobedo, México.
O site oficial afirma que o LoneStar® usa o motor Cummins X15, com disponibilidade de 400 a 605 hp e entre 1.450 a 2.050 lb-ft de torque, proporcionando alta potência e desempenho. É um caminhão resistente que oferece confiabilidade, visibilidade e durabilidade. O LoneStar foi apresentado pela primeira vez no Chicago Auto Show de 2008, tornando-se o maior veículo rodoviário já apresentado no evento.
8. New Freightliner Cascadia – $ 161.000
Freightliner Cascadia é o modelo principal da Freightliner, uma empresa americana de fabricação de caminhões semipesados. Este caminhão foi projetado com foco na eficiência de combustível e está disponível em três configurações: Mid-Roof XT, Raised Roof e Day Cab.
Os modelos Mid-Roof XT estão disponíveis em vários comprimentos, enquanto os Raised Roof têm 60 ou 72 polegadas. Os motores variam de 350 a 615hp e, em 2018, o modelo recebeu uma atualização significativa em sua aparência para competir com outros caminhões semipesados no mercado.
9. Volvo VNL 860 – $ 155.900
O Volvo VNL é produzido pela Volvo Trucks, uma empresa sueca. O VNL está disponível em cinco variações: VNL300, VNL400, VNL 740, VNL760 e VNL 860. O VNL 860 é um caminhão semi-pesado com teto alto e um espaço de dormir de 77 polegadas, oferecendo muito conforto e espaço para o motorista.
Além disso, a ergonomia do assento é otimizada e a eficiência do combustível é garantida graças ao motor de 13 litros da Volvo, que pode oferecer até 600 hp de potência e 22,015 lb-ft de torque. Você sabia que a Volvo é a segunda maior empresa de fabricação de caminhões do mundo, com uma rede de concessionárias presente em 430 locais?
10. MAN TGX D38 – $ 100.000
MAN Truck and Bus é uma empresa alemã sediada em Munique que lançou o modelo TGX D38 em 2014. O TGX D38 é um caminhão semipesado que combina eficiência com desempenho extraordinário. Seu torque varia de 19.900 lb-ft a 22.100 lb-ft e a potência de 520 hp a 640 hp. De acordo com a descrição oficial, o TGX D38 é capaz de lidar com qualquer tarefa, por mais difícil ou árdua que seja.
Seu design permite uma condução suave mesmo em terrenos difíceis, como áreas florestais ou canteiros de obras. A potência do motor ajuda a transportar mercadorias em subidas, independentemente do grau de inclinação. Além disso, possui um sistema de frenagem de ação sustentada que permite uma descida segura.
Faça um comentário