A Suzuki está pronta para enviar a versão de 5 portas do seu popular Jimny para o mercado internacional.
A estreia mundial do Suzuki Jimny de 5 portas ocorreu na Índia no início deste ano. A versão alongada deste icônico veículo todo-o-terreno é produzida exclusivamente pela Maruti Suzuki, uma subsidiária da empresa japonesa.
O mercado indiano foi o ponto de partida para este modelo estendido, uma vez que a versão de três portas do Jimny não é vendida lá (a Maruti Suzuki fabrica o Jimny de três portas apenas para exportação). Agora, a Suzuki anunciou que em breve começará a exportar o Jimny de 5 portas para outras regiões, incluindo a América Latina, África e o Oriente Médio. O modelo também está programado para ser lançado na Austrália e no Sudeste Asiático.
O comprimento da nova versão estendida é de 3985 mm, em comparação com os 3645 mm do modelo global de três portas. A distância entre eixos também foi aumentada em 340 mm, chegando a 2590 mm. A altura ao solo é de 210 mm, o mesmo que o Jimny de três portas. O volume do porta-malas do Jimny de 5 portas para exportação ainda não foi divulgado. A versão indiana tem uma capacidade mínima de 211 litros, mas com o segundo banco rebatido, o volume aumenta para 332 litros. No entanto, confortavelmente, apenas duas pessoas podem ser acomodadas na parte traseira.
Motorização Jimny de 5 portas
O motor do Jimny de 5 portas é o mesmo que o do modelo de três portas, um motor a gasolina de 1.5 litros chamado KB15. Na Índia, este motor é equipado com um gerador de partida, produzindo 105 cv e 134 Nm de torque. Em outros países, como na Costa Rica, a potência do SUV é de 100 cv e 130 Nm de torque. O motor pode ser combinado com uma transmissão manual de 5 marchas ou uma transmissão automática de quatro velocidades. O Jimny possui tração nas quatro rodas com engate manual e uma caixa de redução.
Na Costa Rica, a versão estendida do Jimny está disponível em uma única configuração, que inclui faróis de halogéneo, Controlo Eletrónico de Estabilidade (ESP), ar condicionado convencional e um sistema multimédia com um ecrã de 7 polegadas. No entanto, em outros países, certamente haverá configurações mais ricas, incluindo controlo de clima automático, faróis LED, um ecrã tátil de 9 polegadas e controlo de cruzeiro.
Os primeiros Suzuki Jimny de 5 portas montados na Índia devem chegar às concessionárias ainda este ano. No entanto, a expansão global completa deste modelo está prevista para 2024. A Suzuki ainda não anunciou oficialmente sua saída do mercado russo, mas também não introduziu novos modelos recentemente. Portanto, é provável que, se o Jimny de 5 portas chegar à Rússia, seja através de importação paralela.
Para o Brasil, a HPE Automotores, que detém os direitos de produção e comercialização dos veículos Suzuki, confirmou estar em negociações com a fabricante japonesa para disponibilizar a nova versão do Jimny aos clientes brasileiros, porém, a implementação dessas mudanças pode levar algum tempo.
Veja também: Os Novos Lançamentos da Peugeot para 2023 no Brasil
Faça um comentário