Caso tenha dúvidas sobre o novo prazo de renovação da CNH e a validade da carteira nacional de habilitação, está no lugar certo, nesse artigo vamos esclarecer alguns pontos.
Conforme o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) com a entrada em vigor da Lei 14071/20 alterou várias regras de trânsito. Essas mudanças passaram a ter validade após 12 de abril deste ano.
Veja as principais mudanças:
A partir do mês de abril, o vencimento do exame de aptidão mental e física, que já faz parte do processo de renovação da carteira nacional de habilitação passará a ser de:
- Para motoristas acima de 70 anos, 3 anos
- Para motoristas de 50 a 70 anos, 5 anos
- Para motoristas de até 50 anos de idade, 10 anos
Mas isso gera muitas dúvidas em relação à validade da carteira nacional de habilitação.
Essa informação é extremamente importante, pois a data de vencimento que consta no documento deve ser respeitada.
E saiba que a extensão do prazo não será automática, por isso, é necessário renovar a carteira nacional de habilitação, conforme a data de validade que está no documento.
Lembrando utilizar a CNH vencida por mais de 30 dias é infração gravíssima, com multa de R$ 293,47, com possibilidade de recolhimento do documento e ainda retenção do carro.
Além do valor da multa, o condutor que deve-se preocupar com os pontos na carteira, que também é um grande problema nessa situação, que soma em torno de 7 pontos à carteira de motorista.
Por isso, mantenha sempre sua atenção na validade de sua CNH.
Então como renovar a carteira nacional de habilitação?
Mesmo com o prazo maior, é importante o motorista manter o seu documento sempre em dia.
Por isso, 30 dias antes do vencimento da CNH, procure o órgão de trânsito de sua região e der início ao processo de renovação.
Der muita atenção a esse prazo, pois esse é o tempo limite exigido pelo Código de Trânsito para o motorista colocar o seu documento de habilitação em dia.
Então não perca tempo saiba como renovar carteira nacional de habilitação:
Para dar entrada no processo, tenha em mãos os seguintes documentos:
- RG (original e cópia);
- Comprovante de residência (original e cópia);
Com esses documentos prontos, dirija-se a uma unidade do DETRAN de seu estado .
Após a apresentação da documentação necessária, você terá uma guia para o pagamento da taxa referente à renovação do documento.
Efetue o pagamento da taxa para renovação, e após isso agende os exames de aptidão física e mental.
E uma novidade, algumas unidades do DETRAN, disponibilizam o processo de renovação de forma online.
Então mesmo com a chegada da nova lei de trânsito, aumentando a validade da CNH, o condutor precisa manter o documento sempre regularizado.
Com esse passo a passo, é possível obter as informações necessárias para realizar o processo e ter a sua carteira nacional de habilitação devidamente renovada, evitando assim problemas futuros, como multas e penalidade de natureza gravíssima.
Faça um comentário